¿Complicaciones de la cirugía de cordales incluidos en pacientes ancianos - es el enfisema una justificación para la remoción precoz?






Autores: Henriques I, Pinto AC, Cardoso I, Azul A
Instituição: Clínica Integrada de Medicina Oral
Valor da bolsa: 200.00€
Apresentação durante o evento Congreso Seger Estepona 2017 em Estepona, Espanha | 2017-03-23

Resumo:
Complicações na cirurgia de sisos inclusos/impactados em doentes idosos – será o enfisema uma justificação para a extração profilática?
Inúmeras recomendações apoiam a extração profilática de sisos, sobretudo devido à maior incidência de complicações quando se extraem os sisos em doentes mais velhos, como a dor, o edema, o trismos e o enfisema subcutâneo. Quanto a este último, existe a ideia geral, que ocorre sobretudo associado à extração de dentes inclusos.
Objetivos
Avaliar todos os casos de enfisema subcutâneo publicados nos últimos 50 anos, registar a idade e o género dos doentes e quais os tratamentos dentários associados. Avaliar se é uma complicação mais prevalente em doentes mais velhos.
Métodos
Pesquisa da literatura nas bases de dados do Embase/Medline de todos os artigos publicados desde 1966. Depois de se excluírem os artigos duplicados e irrelevantes ficaram 90. Foram adicionados mais 19 após leitura dos textos completos e das bibliografias. Por fim excluíram-se os artigos que não continham informação suficiente, artigos de revisão e estudos sem ser em humanos, obtendo no final 51 artigos.
Resultados
Dos 54 casos de enfisema subcutâneo publicados nos últimos 50 anos, apenas 3 foram em doentes idosos. Os tratamentos dentários associados são: 25 casos de dentisteria / endodontia / prótese (46%, 1 doente idoso), 13 casos (24%) de cirurgia para a extração de sisos inferiores com turbina, 4 casos (7%) de cirurgia para extração de outros dentes com recurso a turbina, 3casos (6%) associados ao uso de spray de bicarbonato, 3 casos (6%) associados ao uso de seringa de ar/água durante o procedimento cirúrgico, 2 casos de lazer (4%, 1 doente idoso) e 4 casos por outras causas (7%).
Conclusões
O Enfisema subcutâneo é uma complicação rara em Medicina Dentária e ocorre sobretudo na área da reabilitação oral (dentisteria / prótese / endodontia).
O uso de turbina em cirurgia oral é responsável apenas por 17 dos casos de enfisema subcutâneo publicados nos últimos 50 anos (e apenas 13 em sisos).
Só estão descritos 3 casos de enfisema em idosos (5,6% do total), nenhum associado à cirurgia para extração de sisos.
Segundo a AAOMS e a ADA a extração de sisos profilática é recomendada, também, pelo maior número de complicações existentes na cirurgia de sisos em doentes mais velhos. O nosso estudo mostra que esta complicação é pouco frequente, não está mais associada ao uso da turbina e também não afeta mais os idosos.
Henriques I, Pinto AC, Cardoso I, Azul A
Clínica Integrada de Medicina Oral, Lisboa, Portugal
inesfhenriques@gmail.com, catarinapinto@outlook.com, i.lourencocardoso@gmail.com, p.trancoso@netcabo.pt, antonio.azul@zonmail.pt


expandir

Anexos disponíveis

pdf 1.35 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral
Noites SPEMD Bolsa de Apoio à Investigação 2017 Submissão de Trabalhos Científicos 2017 Cursos Hands-on Dentisteria Estética - Cristiano Alves Revista SPEMD Cursos Hands-on de Dentristeria Estética Parcerias SPEMD
Agenda
set
16

Congressos patrocinados SPEMD

Formação de Auxiliares de Clínica Dentária

Lisboa

set
28

Congressos patrocinados SPEMD

XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia

Porto

set
28

Noites SPEMD

Reabilitação com compósitos e cerâmicas minimamente invasivas: quando e como?

Viseu

out
13

Congressos

XXXVII Congresso Anual SPEMD 2017 - Coimbra

out
17

Noites SPEMD

Ortodontia intercetiva, quando e como intervir.

Lisboa

© 2000-2017. Todos os direitos reservados