¿Complicaciones de la cirugía de cordales incluidos en pacientes ancianos - es el enfisema una justificación para la remoción precoz?






Autores: Henriques I, Pinto AC, Cardoso I, Azul A
Instituição: Clínica Integrada de Medicina Oral
Valor da bolsa: 200.00€
Apresentação durante o evento Congreso Seger Estepona 2017 em Estepona, Espanha | 2017-03-23

Resumo:
Complicações na cirurgia de sisos inclusos/impactados em doentes idosos – será o enfisema uma justificação para a extração profilática?
Inúmeras recomendações apoiam a extração profilática de sisos, sobretudo devido à maior incidência de complicações quando se extraem os sisos em doentes mais velhos, como a dor, o edema, o trismos e o enfisema subcutâneo. Quanto a este último, existe a ideia geral, que ocorre sobretudo associado à extração de dentes inclusos.
Objetivos
Avaliar todos os casos de enfisema subcutâneo publicados nos últimos 50 anos, registar a idade e o género dos doentes e quais os tratamentos dentários associados. Avaliar se é uma complicação mais prevalente em doentes mais velhos.
Métodos
Pesquisa da literatura nas bases de dados do Embase/Medline de todos os artigos publicados desde 1966. Depois de se excluírem os artigos duplicados e irrelevantes ficaram 90. Foram adicionados mais 19 após leitura dos textos completos e das bibliografias. Por fim excluíram-se os artigos que não continham informação suficiente, artigos de revisão e estudos sem ser em humanos, obtendo no final 51 artigos.
Resultados
Dos 54 casos de enfisema subcutâneo publicados nos últimos 50 anos, apenas 3 foram em doentes idosos. Os tratamentos dentários associados são: 25 casos de dentisteria / endodontia / prótese (46%, 1 doente idoso), 13 casos (24%) de cirurgia para a extração de sisos inferiores com turbina, 4 casos (7%) de cirurgia para extração de outros dentes com recurso a turbina, 3casos (6%) associados ao uso de spray de bicarbonato, 3 casos (6%) associados ao uso de seringa de ar/água durante o procedimento cirúrgico, 2 casos de lazer (4%, 1 doente idoso) e 4 casos por outras causas (7%).
Conclusões
O Enfisema subcutâneo é uma complicação rara em Medicina Dentária e ocorre sobretudo na área da reabilitação oral (dentisteria / prótese / endodontia).
O uso de turbina em cirurgia oral é responsável apenas por 17 dos casos de enfisema subcutâneo publicados nos últimos 50 anos (e apenas 13 em sisos).
Só estão descritos 3 casos de enfisema em idosos (5,6% do total), nenhum associado à cirurgia para extração de sisos.
Segundo a AAOMS e a ADA a extração de sisos profilática é recomendada, também, pelo maior número de complicações existentes na cirurgia de sisos em doentes mais velhos. O nosso estudo mostra que esta complicação é pouco frequente, não está mais associada ao uso da turbina e também não afeta mais os idosos.
Henriques I, Pinto AC, Cardoso I, Azul A
Clínica Integrada de Medicina Oral, Lisboa, Portugal
inesfhenriques@gmail.com, catarinapinto@outlook.com, i.lourencocardoso@gmail.com, p.trancoso@netcabo.pt, antonio.azul@zonmail.pt


expandir

Anexos disponíveis

pdf 1.35 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral
Cursos Hands-on de Dentristeria Estética Cursos Hands-on de endodontia Submissão de Trabalhos Científicos 2017 Cursos Hands-on Dentisteria Estética - Cristiano Alves Parcerias SPEMD DentalBizz 2017 Revista SPEMD
Agenda
jun
03

Eventos

O Porto Património da Humanidade

Porto

jun
04

Eventos

Centro histórico de Viseu

Viseu

jun
04

Eventos

Lisboa menina e moça

Lisboa

jun
05

Cursos SPEMD

Restaurações Indiretas Aderidas no Setor Posterior

Coimbra - Sede do Conselho Regional do Centro

jun
06

Noites SPEMD

Restauração de dentes com terapêutica endodôntica: que soluções clínicas selecionar?

Lisboa

© 2000-2017. Todos os direitos reservados