Comunicado da Direção Nacional da SPEMD


Comunicado emitido pela Direção Nacional da SPEMD e esclarecimento enviado pela empresa responsável pela organização do evento Check-up ao Verão a propósito de vários comentários escritos numa rede social.


COMUNICADO DA DIREÇÃO NACIONAL DA SPEMD

No seguimento da recente publicação de vários comentários nas redes sociais a Direção Nacional da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) emite o seguinte comunicado:
1 – A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária é uma Sociedade Científica e Cultural centenária, idónea, isenta, sem fins lucrativos e que pauta as suas ações pela ética.
2 – A SPEMD tem por objetivos estatutários, entre outros, conforme consta da alínea g) do artigo 6º, Capítulo 2º, Fins da Sociedade, ´Promover ações de educação e da saúde oral, dirigidas à comunidade´.
3 – A SPEMD participou no passado dia 21 de junho, na Praça da Figueira, em Lisboa, associada a outras Sociedades Científicas e Associações de Doentes, num evento cujos principais objetivos foram os de promover e sensibilizar a população para a importância da saúde em geral e da saúde oral em particular.
4 – A organização do evento foi da inteira responsabilidade da empresa Newsengage não tendo a SPEMD nenhuma participação na sua organização ou na angariação de apoios.
5 – O espaço onde se realizou o evento foi um espaço com perímetro limitado pelos vários stands, dispostos em U, com um único ponto de acesso (entrada) não sendo um espaço montado numa Praça de passagem livre ao público.
6 – A principal ação constou da sensibilização da população mediante a transmissão de informação por parte de voluntários e fornecimento de amostras de elixires e dentífricos e de panfletos com conceitos importantes sobre bons hábitos de higiene oral.
7 – As observações da cavidade oral realizadas foram feitas dentro do espaço atribuído à SPEMD com aceitável privacidade dos participantes.
8 – A presença do logotipo de uma rede de clínicas que consta de algumas fotografias publicadas aconteceu nos primeiros minutos da realização do evento sendo da total responsabilidade da empresa organizadora, Newsengage, que, com desconhecimento da SPEMD e sem qualquer autorização da SPEMD, o colocou no espaço atribuído a esta Sociedade Científica.
9 – Ainda durante os preparativos que antecederam a abertura do evento, e com a chegada ao local dos elementos responsáveis da SPEMD, nomeadamente do Presidente da Direção Nacional, perante o cenário observado, foi imediatamente transmitido à organização que o logotipo mencionado teria de ser retirado ou tapado pois a SPEMD não iria permitir que a sua imagem surgisse associada a terceiros com os quais nada tinha a ver e que poderiam vir a tirar partido dessa associação, direta ou indiretamente.
10 – Foi, igualmente, transmitido à entidade organizadora que, no caso de o referido logotipo não ser retirado ou tapado a SPEMD seria forçada a abandonar o local e o evento.
11 – Perante esta tomada de posição da SPEMD, a empresa organizadora tapou o logotipo alguns minutos após o início do evento.

A SPEMD exigiu a emissão de um comunicado com a assunção de responsabilidades pelo sucedido à entidade organizadora do evento, Newsengage.

Lisboa, 26 de junho de 2017
A Direção Nacional da SPEMD




ESCLARECIMENTO DA ENTIDADE ORGANIZADORA (NEWSENGAGE) DO CHECK-UP AO VERÃO

A iniciativa Check-Up ao verão, que decorreu no passado dia 21 de junho em parceria institucional com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, tem como objetivo sensibilizar a população para a temática da prevenção em Saúde, disponibilizando, de forma totalmente gratuita, a possibilidade de realizar uma avaliação simples do estado de saúde em diversas especialidades. Ao mesmo tempo, permite que associações de doentes e sociedades médicas estreitem comunicação com a população e se dêem a conhecer, bem como as suas atividades, iniciativas, campanhas e mensagens. Trata-se, pois, de uma ação de grande impacto e, até, importância social, a que não é alheio o eco mediático positivo que tem sempre.
Apesar de decorrer ao ar livre, são sempre criadas condições para que o aconselhamento à população seja realizado em ambiente fechado e privado, sendo a Check-Up já uma referência nesta área.
Nesta terceira edição estiveram presentes, além da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, Liga Portuguesa Contra a Sida, Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, Associação Portuguesa de Podologia, Anemia Working Group, Associação Portuguesa de Cardiopneumologia, Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, Associação Portuguesa de Celíacos, Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca e Associação Portuguesa de Jovens Diabéticos.
A organização da Check-Up procura angariar apoios para fazer face às despesas que envolvem a realização de uma ação deste género, não sendo esse processo da responsabilidade de
nenhum dos intervenientes nem estes lucrando o que quer que seja com isso. A organização trabalha de forma autónoma no sentido de criar as condições para desenvolver esta ação, as sociedades médicas e associações contribuem para o mesmo objetivo apenas com o seu tempo e conhecimento.
No caso concreto do espaço dedicado à estomatologia e medicina dentária, e face às críticas que têm surgido nas redes sociais, a organização da Check-Up esclarece que a SPEMD tinha total desconhecimento da presença de uma clínica dentária nesta ação.
À chegada ao local, o seu presidente, Dr. Pedro Mesquita, solicitou a retirada do logótipo da referida clínica do espaço dedicado à SPEMD, sob pena de abandonar a ação.
A organização da Check-Up, sempre apostada em criar boas condições de participação e presença para as sociedades e associações que a ela se associam em prole da população,
acedeu de imediato ao pedido.
A organização da Check-Up lamenta qualquer equívoco que possa ter surgido e agradece, como já teve oportunidade de o fazer pessoalmente, o envolvimento da SPEMD nesta ação, uma vez mais com enorme feedback positivo, o que testemunha a importância desta especialidade junto da população e as carências que a mesma ainda tem no que diz respeito ao acompanhamento médico e prevenção.

Sandra Silva
Organização da Check-Up

expandir

Anexos disponíveis

pdf 303.48 KB | Comunicado
pdf 207.24 KB | Esclarecimento Newsengage

Patrocinadores:

Imprimir
Pagamento de quota 2024 XLIV Congresso Anual da SPEMD Parcerias SPEMD
Agenda
abr
30

Noites SPEMD

Immediate placement of implants into fresh extraction sockets. Where are today?

Online

mai
14

Noites SPEMD

Patologia Sinusal Iatrogénica: Diagnóstico e Procedimentos Terapêuticos.

Online

mai
28

Noites SPEMD

Seio Maxilar. Conceitos elementares de Medicina e Cirurgia Oral

Porto

jun
04

Noites SPEMD

Sessão Única vs Sessões Múltiplas em Endodontia

Online

jun
21

Congressos patrocinados SPEMD

V WSEI Scientific Meeting

Lisboa

© 2000-2024. Todos os direitos reservados
Termos e Condições