Sou Médico dentista e doem-me as costas! – Uma abordagem à prevenção e tratamento de lesões músculo esqueléticas decorrentes da atividade profissional
2018-12-06 21:00
Duração de 2 horas Coimbra - Hotel Tryp Coimbra Orador: Ana Messias e Tiago Oliveira
ocultar
Inscrições
As inscrições decorrem de 2018-02-19 10:00 até 2018-12-06 22:00. As inscrições estão encerradas.
CV da palestrante Ana Messias Médica Dentista (OMD 6464) Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Aluna do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da (FMUC) Clinical Scholars Research Training Program (Harvard Medical School) Pós-graduada em Reabilitação Oral Protética (FMUC)
CV do palestrante Tiago Oliveira • Fisioterapeuta, licenciado em 2002 pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra • Pós-graduação em Fisiopatologia do Sistema Músculo-esquelético Crânio-mandibular, Crânio-cervical e Dor Facial, com o Prof. Dr. Mariano Rocabado • Prática Privada na Orisclinic - Coimbra • Prática Privada na Clinica da Foz – Figueira da Foz • Prática privada na Clínica Certoma - Anadia • Sócio-fundador e Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial • Membro do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas • Co-coordenador do livro ´Disfunções Temporomandibulares: Uma Abordagem Multidisciplinar´
RESUMO Entre 60-90% dos Médicos dentistas reporta algum tipo de dor músculo-esquelética decorrente da exigente prática diária que, em casos extremos, pode conduzir ao abandono precoce da profissão. Como consequência do posicionamento na abordagem do paciente, são principalmente afetados os ombros e as regiões cervical e lombar da coluna. Por forma a contribuir para a promoção do bem-estar do profissional, esta apresentação irá abordar, de forma dinâmica, as principais estratégias de prevenção de lesões músculo-esqueléticas, entre as quais os ajustes posturais no local de trabalho e o exercício terapêutico e compensatório a realizar durante e fora do período laboral, bem como as terapêuticas específicas quando se verificar necessário tratar a disfunção músculo-esquelética.