XXVI Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra

De 2017-03-24 a 2017-03-25
Patrocínio Científico SPEMD ID: 99





Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.Edifício da Faculdade de Ciências e Tecnologia, entre os Departamentos de Química e Física .Rua Larga
3004-504 Coimbra
Portugal

ramdec2017@fmed.uc.pt
Telefone: 239249151

Comissão científica:
i.Presidente: Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira
ii.Prof.ª Doutora Ana Luísa Costa
iii.Prof.ª Doutora Ana Luísa Maló de Abreu
iv.Prof.ª Doutora Ana Teresa Corte Real
v.Prof. Doutor António Silvério Cabrita
vi.Prof.ª Doutora Eunice Carrilho
vii.Prof. Doutor Fernando Guerra
viii.Prof. Doutor Francisco do Vale
ix.Prof. Doutora Isabel Poiares Baptista
x.Prof. Doutor João Carlos Ramos
xi.Prof. Doutor João Miguel Santos
xii.Prof. Doutor João Paulo Tondela
xiii.Prof. Doutor José Pedro Figueiredo
xiv.Prof.ª Doutora Maria João Rodrigues
xv.Prof. Doutor Manuel Marques Ferreira
xvi.Prof. Doutor Paulo Palma
xvii.Prof. Doutor Pedro Nicolau
xviii.Prof. Doutor Sérgio Matos
xix.Prof.ª Doutora Sónia Alves
xx.Doutora Alexandra Vinagre
xxi.Doutor Orlando Martins
xxii.Doutor Ricardo Dias
xxiii.Doutor Salomão Rocha
xxiv.Doutora Siri Paulo

Programa provisório:
Programa científico

Sexta-feira, 24 de março de 2017

1. 09:00-09:45 Pedro Trancoso

Título da conferência: Patologia oral não odontogénica mais prevalente na população portuguesa com mais de 65 anos.

Resumo: Segundo o Censos de 2011 do instituto Nacional de Estatística Portugal tinha 10 562 178 habitantes sendo que destes 2 010 064 eram indivíduos com mais de 65 anos, dos quais 842 324 eram homens e 1 167 740 eram mulheres. Segundo o INE em 2015 a população portuguesa tinha uma esperança média de vida aos 65 anos de 19,31 anos.
À medida que as populações envelhecem é espectável que para além de necessitarem de cuidados de saúde por mais anos apresentem patologia oral não odontogénica que reflita não só um número superior de condições menos observáveis em indivíduos jovens mas também que surjam como manifestação de patologia sistémica e do tratamento farmacológico da patologia sistémica crónica.
O objectivo da conferência é identificar as patologias orais não odontogénicas mais prevalentes na população portuguesa com mais de 65 anos identificando ainda as ferramentas clínicas e laboratoriais mais adequadas para um diagnóstico precoce.


2. 09:45-10:30 Ricardo Carvalho

Título da conferência: Cirurgias de feminização e masculinização no contexto de Incongurência de Identidade de Género.

Resumo: A Disforia de Género é uma patologia em que o indivíduo refere um desconforto ou sofrimento por haver uma incompatibilidade entre o género biológico e aquele com o qual se identifica. É, commumente designado de transexualismo, embora esta designação não seja a mais adequada pela conotação de cariz sexual que pode transmitir.
As cirurgias de feminização e masculinização da face são procedimentos que visam remover os caracteres que tipificam a face feminina ou a masculina, de forma a adequar o corpo do paciente ao género com o qual ele se identifica, facilitando a sua integração social e o seu relacionamento familiar e pessoal. Estas cirurgias são, muitas vezes, consideradas como cirurgias de confirmação de género. A abordagem multidisciplinar entre a Cirurgia Plástica, Cirurgia Maxilofacial, Estomatologia e Medicina Dentária é fundamental para a obtenção dos melhores resultados.

3. 10:30-11:00 Coffe-break

4. 11:00-11:45 Eduardo Vázquez Delgado

Título da conferência: A farmacogenética, uma nova era no tratamento de dor orofacial.

Resumo: A farmacogenética é um dos principais avanços científicos em farmacoterapia e apresenta um papel antes e depois do tratamento da dor orofacial. Este procedimento pretende determinar qual o papel da componente genética, presente em cada indivíduo, em resposta aos fármacos. A escolha de uma terapêutica individualizada, identificando os fármacos e doses necessárias, para os quais o doente apresenta uma resposta óptima, permite uma melhoria na eficácia e segurança nos tratamentos dos doentes com dor orofacial. Durante a preleção serão apresentados 2 casos clínicos nos quais a análise farmacogenética foi crucial para a melhoria clínica.

5. 11:45-12:30 Ricardo Faria de Almeida

Título da Conferência: Complicações de tecidos moles ao redor de implantes.

Resumo: A colocação de implantes é um tratamento previsível que permite restaurar a saúde, função e estética com altas taxas de prevalência. No entanto tal não significa que possam ocorrer complicações, nomeadamente associadas á perda de tecidos moles e duros ao longo do tempo. Assim, esta apresentação focará as múltiplas situações onde tal ocorre, os factores envolvidos e a forma de solucioná-las.


6. 12:30-13:00 Cerimónia de abertura


7. 13:00-14:30 Almoço

8. 14:30-15:10 Roberto Estévez Luaña

Título da conferência: Atualização da preparação quimiomecânica no sistema canalar.

Resumo: Para o sucesso no tratamento endodôntico é necessário realizar uma boa preparação quimiomecânica e uma correta obturação tridimensional, considerando o diagnóstico e a abertura coronária. Nos últimos anos verificaram-se diversas alterações no campo da instrumentação e irrigação. Com esta preleção pretende-se evidenciar as novas ligas de NiTi que permitem melhorar a preparação canalar, reduzindo os erros na instrumentação de canais curvos, sem interferir no tempo de trabalho. Assim, a introdução de novos sistemas para a preparação mecânica, permite aumentar o tempo para a instrumentação química ou irrigação do sistema canalar. Nesta preleção serão abordadas as soluções irrigantes e as técnicas para a sua aplicação, com a contextualização das últimas investigações na área da instrumentação e irrigação.

9. 15:10-15:50 Joana Souza

Título da conferência: Restaurações Indiretas Posteriores: protocolos clínicos e evidência científica.

Resumo: A restaurações indiretas posteriores estão cada vez mais presentes na nossa prática clínica. Abordaremos as indicações para a sua realização, bem como as opções dos materiais restauradores e das técnicas adesivas. Trataremos de oferecer protocolos clínicos na realização das restaurações indiretas, com base nos últimos resultados das investigações científicas.



10. 15:50-16:20 Coffe-break






11. 16:20-17:00 Stravos Kiliaridis

Título da conferência: ´Características de pacientes com alterações dento-faciais e doenças neuromusculares´.

Resumo: A preleção irá abordar a influência dos músculos mastigatórios e da morfologia dentofacial em sujeitos saudáveis e indivíduos que sofrem de alguma doença neuromuscular. Nesta conferência, serão abordados os métodos utilizados para avaliar a capacidade dos músculos mastigatórios. Por outro lado, através de observações clínicas, será demonstrado a influência dos músculos mastigatórios na função da morfologia dentofacial de sujeitos saudáveis bem como em doentes com Distrofia Miotónica ou Distrofia Muscular de Duchene. Por fim, serão apresentados terapêuticas clínicas para diminuir a aberração dentofacial destes doentes, por meios ortodônticos e cirurgia maxilofacial.

12. 17:00-17:40 Paula Faria Marques

Título da conferência: Anquilose de dentes decíduos.

Resumo: A anquilose de dentes decíduos são problemas complexos que afetam o desenvolvimento da dentição, exigindo em alguns casos uma abordagem interdisciplinar. Nesta conferência, serão discutidos os problemas e as vantagens e desvantagens das várias opções terapêuticas, tendo por base a evidência científica atual e a experiência clínica da autora.

13. 17:40-18:00 Mónica Fialho

Título da conferência: Cumprimento da lei no âmbito da Proteção Radiológica para titulares de instalações de radiodiagnóstico.

Resumo: Esta apresentação é dirigida aos futuros titulares de instalações de radiodiagnóstico e igualmente aos futuros Diretores Clínicos deste tipo de instalações. O objeto da mesma é dar a conhecer os requisitos legais aplicáveis no âmbito da Proteção Radiológica.


Sábado, 25 de março de 2017

1. 09:00-18:00 Sidney Kina

Título da conferência: Restaurações cerâmicas adesivas: Dos preparos clássicos ao minimamente invasivo
Resumo: A prótese dental atual é baseada totalmente em procedimentos adesivos. Os preparos estão cada vez mais restritos ao esmalte e, sempre guiados pela biologia, buscam evitar danos excessivos a estrutura dental. A importância de entender os conceitos básicos e como houve essa transição é a base atual da prótese contemporânea. Nesta apresentação serão discutidos e expostos como a odontologia adesiva e o desenvolvimento das cerâmicas de alta resistência mudaram para sempre a forma como realizamos preparos para lentes de contato, laminados e coroas totais.

Oradores:
  • Pedro Trancoso
    • Médico dentista licenciado pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Egas Moniz. Master of Science in Oral Medicine pela Universidade de Londres (Eastman Dental Institute). Assistente da disciplina de Medicina Oral na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Membro do. Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Dentistas. Membro da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas. Membro da Comissão Científica Nacional do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos. Antimicrobianos (PPCIRA) da Direcção Geral da Saúde. Membro da comissão de acompanhamento da OMD do Programa de Intervenção Precoce no Cancro Oral (PIPCO). Vice-presidente da Academia Portuguesa de Medicina Oral.
  • Ricardo Carvalho
    • Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética

      Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Tesoureiro da Sociedade Portuguesa de Queimaduras. Membro da European Association for Gender Surgeons.
  • Eduardo Vázquez Delgado
    • Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade de Barcelona (1994-1999). Mestrado em Dor Orofacial, Universidade de Kentucky (2000-2003). Presidente da European Academy of Craniomandibular Disorders (EACD). Presidente da Sociedad Española de Disfunción Temporomandibular y Dolor Orofacial (SEDCYDO) (2013-2016). Coordenador do Departamento de Disfunção craneomandibular e Dor Orofacial da Universidade Internacional da Catalunha. Director do Mestrado em Disfunção Craneomandibular e Dor Orofacial da Universidade Internacional da Catalunha. Co-Director do Instituto Craneomandibular, Barcelona.
  • Ricardo Faria de Almeida
    • Licenciado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (1990-1996). Mestrado em Periodontologia na Faculdade de Odontologia da Universidad Complutense de Madrid (1999-2002). Doutorado pelo Departamento de Medicina e Cirurgia Buço-facial na Faculdade de Odontologia da Universidad Complutense de Madrid (2004). Professor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Professor Convidado do Mestrado de Periodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidad Complutense de Madrid.
  • Roberto Estévez Luaña
    • Médico dentista pela Universidade Europeia de Madrid. Mestrado em Endodontia pela Universidade Europeia de Madrid. Doutorado pela Universidade Europeia de Madrid. Membro Titular da Associação Espanhola de Endodontia. Professor de Endodontia no Curso de Medicina Dentária integrada no adulto na Universidade Europeia de Madrid. Coordenador do Mestrado de Endodontia Avançada da Universidade Europeia de Madrid. Autor e co-autor de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais com impacto na área de Endodontia. Membro da Endoformação: Investigação e desenvolvimento em Endodontia. Prática clínica exclusiva em endodontia em Madrid.
  • Joana Souza
    • Médica Dentista pela Universidade de Brasília-Brasil. Mestrado em Dentisteria Estética pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Mestrado em Medicina Dentária Integrado, programa de Doutoramento, na Universidade Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha). Prática privada em Madrid como Especialista em Reabilitação Oral Estética. Professora convidada no Curso de Pós-graduação em Prótese Dentária, Implantologia e Estética Dentária na Universidade Europeia de Madrid. Coordenadora do Curso de Estética no Instituto IESO (Madrid, Espanha). Diretora e professora do curso de Especialidade em Reabilitação Oral Estética na Universidade Europeia de Madrid (Espanha).
  • Stravos Kiliaridis
    • Dr. Kiliaridis é professor e diretor do Departamento de Ortodontia na Universidade de Geneva, desde 1999. Graduado (DDS) pela Universidade de Thessalokriki, na Grécia, fez o seu Doutoramento (PhD) na Universidade de Göteborg, na Suécia, onde completou o seu treino de especialidade em Ortodontia. Trabalhou como professor Associado, trabalhando ao mesmo tempo em clínica privada. Dr. Kiliradis é autor e co-autor de mais de 200 artigos de pesquisa e capítulos de livros, tendo recebido várias distinções e prémios internacionais. É o coordenador do Fórum de Professores Europeu de Ortodontia e vice- presidente da Rede para o Programa de Erasmus Europeu de Ortodontia.
  • Paula Faria Marques
    • Licenciada em Medicina Dentária pela FMDUL. Mestrado em Odontopediatria pela Universidade de Minnesota EUA

      Doutoramento na área de Odontopediatria, pela FMDUL. Professora Catedrática de Odontopediatria, FMDUL. Coordenadora da pós-graduação em Odontopediatria da FMDUL. Prática clínica exclusiva em Odontopediatria
  • Mónica Fialho
    • Licenciatura em Engenharia Agronómica (09/2005 a 11/2008). Pós Graduação em Gestão Estratégica de Empresas (10/2008 – 06/2009 - 217 horas); CAP/Curso Aptidão Profissional de Formadores (11/2010 a 01/2011); Supervisora de Instalações Radioativas (2013); Técnico de Qualidade e Técnico Especialista em Proteção Radiológica em C.E.E.R., S.L. - Badajoz (desde 08/2012)
  • Sidney Kina
    • Cirurgião-dentista em clinica privada na cidade de Maringá, Paraná, Brazil. Mestre em Clinica Odontológica pela FOP/UNICAMP. Doutor em Prótese Dentária pela UNESP/Araçatuba.

      Autor dos livros ´Invisível Restaurações Estéticas Cerâmicas´ e Equilibrium: cerâmicas adesivas case book


  • Tarifários do evento:
    Inscrição da reunião Valor
    Médico/Médico Dentista 50,00€
    Aluno da FMUCª 30,00€
    Ex-alunos do MIMD FMUCa 40,00€
    Estudantes de outras instituições35,00€

    ª Obrigatório a apresentação de comprovativo.

    Jantar de Gala no Palácio de São Marcos 25€ por pessoa.

    Desconto para sócios SPEMD: 20.00%


    Organização: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

    Patrocinadores:

    Imprimir
Suplemento Revista SPEMD - Congressos 2019
Agenda
abr
21

Noites SPEMD

Patologia das Glândulas Salivares: conceitos-chave - SUSPENSA DEVIDO À PANDEMIA PELO COVID-19

Porto

abr
24

Congressos patrocinados SPEMD

Implant and Oral Rehabilitation Congress IORC2020 - ADIADO DEVIDO À PANDEMIA PELO COVID-19

Lisboa

abr
28

Noites SPEMD

Facetas cerâmicas - Dicas práticas - SUSPENSA DEVIDO À PANDEMIA PELO COVID-19

Lisboa

mai
29

Cursos SPEMD

Restaurações em resinas compostas

Porto - Sede do Conselho Regional do Norte

jun
20

Cursos SPEMD

Fotografia em Medicina Dentária de A-Z

Coimbra - Sede do Conselho Regional do Centro

© 2000-2020. Todos os direitos reservados
Termos e Condições