¿Es la leucoplasia una patología de ancianos? Estudio clínico






Autores: Pinto AC, Henriques I, Cardoso I, Trancoso P, Azul A
Instituição: Clínica Integrada de Medicina Oral - Departamento de Cirurgia e Medicina Oral
Valor da bolsa: 200.00€
Apresentação durante o evento SEGER Estepona. XVII Congreso Nacional - V Congreso Internacional em Estepona, Espanha | 2017-03-24

Resumo:
O cancro oral é descrito na literatura como uma doença que afeta principalmente a população geriátrica e muitos autores consideram que a maioria surge a partir de lesões potencialmente malignas (LPMs), essencialmente a leucoplasia.
Com o objetivo de avaliar a prevalência de leucoplasia, as suas características clínicas e a relação entre a idade de diagnóstico destas lesões e o cancro oral, foi realizado um estudo observacional, transversal e retrospectivo, com análise de 16236 fichas de doentes de uma clínica dentária em Portugal, seguida de uma análise estatística descritiva e inferencial.
A leucoplasia oral é diagnosticada em 0,24% dos doentes (n = 39), existe uma predileção pelo sexo masculino (56,4% homens e 43,6% mulheres) e as idades estão compreendidas entre 35 e os 84 anos. A frequência de leucoplasia é maior na faixa etária dos 55 aos 64 anos (64,1% em doentes com idade≥55 anos). A localização mais frequente é a língua (34%), seguida do pavimento da boca (20%) e do palato (14%). 52,9% das lesões na língua localizam-se no bordo lateral e 41,2% no ventre da língua. Em 20,5% dos casos, a localização é multifocal. A histologia demonstrou existir cancro em 4 casos de leucoplasia clínica.
Se aceitarmos a premissa de que o cancro oral surge a partir de LPMs, essencialmente a leucoplasia, é necessário saber em que idade ocorrem estas lesões e quanto tempo demora este processo de transformação. Isto irá definir a abordagem das lesões de leucoplasia: é necessária uma intervenção mais agressiva ou podemos controlar estas lesões de forma mais conservadora?


expandir

Anexos disponíveis

pdf 5.01 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral
Noites SPEMD Bolsa de Apoio à Investigação 2017 Submissão de Trabalhos Científicos 2017 Cursos Hands-on Dentisteria Estética - Cristiano Alves Revista SPEMD Cursos Hands-on de Dentristeria Estética Parcerias SPEMD
Agenda
set
16

Congressos patrocinados SPEMD

Formação de Auxiliares de Clínica Dentária

Lisboa

set
28

Congressos patrocinados SPEMD

XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia

Porto

set
28

Noites SPEMD

Reabilitação com compósitos e cerâmicas minimamente invasivas: quando e como?

Viseu

out
13

Congressos

XXXVII Congresso Anual SPEMD 2017 - Coimbra

out
17

Noites SPEMD

Ortodontia intercetiva, quando e como intervir.

Lisboa

© 2000-2017. Todos os direitos reservados