Pós-graduação Psicologia Médica em Saúde Oral

De 2015-11-14 a 2016-07-30
Patrocínio Científico SPEMD ID: 70





http://www.inspsic.pt/
Rua de Sta. Catarina, 706, 2.º Andar
4000-446 Porto
Portugal

stpneves@gmail.com
Telefone: 220934050

Comissão científica:
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Professora Doutora Sílvia Pina-Neves (Psicóloga,cédula OPP n.º 4009)
Professor Doutor André Correia(Médico Dentista,cédula OMD n.º 4422)

Programa provisório:
OBJETIVOS
Esta pós-graduação tem como objetivo fornecer uma formação em Psicologia Médica dirigida aos vários profissionais que atuam na área da Saúde Oral. Mais especificamente, pretende dar a conhecer a utilidade e aplicabilidade da Psicologia Médica na área da intervenção e dos cuidados de Saúde Oral, fornecendo ferramentas, competências práticas e estratégias de atuação que podem ser utilizadas pelos profissionais de Saúde Oral de forma a melhorar a qualidade da relação e comunicação com os seus pacientes e a aumentar a eficácia das intervenções e cuidados que prestam nesta área.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Com esta pós-graduação, serão adquiridas e desenvolvidas competências teórico-práticas e competências práticas. No final da formação, espera-se que os formandos sejam capazes de:
- Reconhecer os princípios e os objetivos da Psicologia Médica, bem como a sua utilidade e as suas aplicações específicas na área dos cuidados de saúde oral;
- Conhecer e saber utilizar estratégias promotoras da relação terapêutica com o paciente no contexto das intervenções e dos cuidados prestados em saúde oral;
- Conhecer e saber utilizar competências de comunicação clínica, integrando-as adequadamente com a dimensão técnica das intervenções em saúde oral;
- Saber gerir comportamentos e emoções no contexto da prestação dos cuidados de saúde oral, tendo em consideração as características e necessidades específicas de cada tipo de paciente (e.g., crianças);
- Reconhecer e saber avaliar situações relacionadas com o medo, a ansiedade e a dor em saúde oral;
- Conhecer e saber utilizar diversos tipos de técnicas e estratégias para gerir e lidar com o medo, a ansiedade e a dor dos pacientes em saúde oral;
-Saber utilizar e integrar os contributos da Psicologia Médica na preparação e na prestação dos cuidados de saúde oral.

METODOLOGIA DE ENSINO
A pós-graduação terá duas componentes formativas: (i) uma componente teórico-prática, com recurso à exposição dos temas, à utilização de meios audiovisuais e à promoção de momentos de reflexão/discussão e de participação ativa dos formandos; e (ii) uma componente prática, com a realização de exercícios práticos e atividades de treino experiencial (e.g., análise de casos, role-play, treino experiencial de competências, ...).
Assim, a par dos conhecimentos teórico-práticos sistematizados ao longo das aulas, serão criados momentos e oportunidades de aprendizagem prática e de treino experiencial das várias técnicas, estratégias e competências práticas que vão sendo apresentadas.
Nos vários módulos serão ainda privilegiadas estratégias de aprendizagem ativa, nas quais os formandos poderão intervir e utilizar os seus conhecimentos prévios e partilhar experiências pessoais e profissionais.

AVALIAÇÃO
- Assistência mínima de 75% da carga horária da pós-graduação.
- Avaliação de conteúdos no final de cada módulo.




PLANO CURRICULAR DETALHADO (Duração Total: 152h)

PARTE I – AS BASES DA PSICOLOGIA MÉDICA E A SUA APLICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE ORAL

MÓDULO 1:INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA MÉDICA(4h)
1.Contextualização histórica
2.Conceito, princípios e objetivos
3.Aplicações, modelos e interdisciplinaridade

MÓDULO 2:A PSICOLOGIA MÉDICA E A PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE ORAL(4h)
1.Relação entre a Psicologia Médica e a prestação de cuidados de saúde oral
2.Utilidade e aplicações específicas da Psicologia Médica no contexto dos cuidados de saúde oral
3.Atividades de reflexão sobre casos práticos

PARTE II – A CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO E A COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE NOS CUIDADOS DE SAÚDE ORAL

MÓDULO 3:CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA(8h)
1.A relação interpessoal e a sua importância na intervenção relacionada com a saúde
2.Desafios específicos no contexto da intervenção em saúde oral
3.Características e dimensões da relação terapêutica
4.Estratégias para a construção da relação terapêutica no âmbito da consulta / entrevista clínica
5.Atividades de treino experiencial

MÓDULO 4:COMUNICAÇÃO CLÍNICA: COMPETÊNCIAS BÁSICAS(16h)
1.Importância das competências de comunicação no método clínico
2.As competências básicas de comunicação clínica
3.Integração do método clínico com as tarefas comunicacionais
3.1.A entrevista clínica centrada no doente
3.2.O exame oral
3.3.Explicação e planeamento dos tratamentos
3.4.Competências processuais (comunicação verbal e não verbal, estabelecimento de rapport, sumarização, escuta ativa, tipos de questões, negociar agendas)
4.Atividades de treino experiencial

MÓDULO 5:COMUNICAÇÃO CLÍNICA: COMPETÊNCIAS AVANÇADAS(16h)
1.As competências avançadas de comunicação clínica
1.1.Comunicação em equipas
1.2.Comunicar com diferentes tipos de pacientes
1.3.Dar más notícias
1.4.Entrevista motivacional
2.Atividades de treino experiencial
PARTE III – A GESTÃO DO COMPORTAMENTO E DAS EMOÇÕES NOS CUIDADOS DE SAÚDE ORAL

MÓDULO 6:GESTÃO DO COMPORTAMENTO E DAS EMOÇÕES: ASPETOS GERAIS(8h)
1.Papel das emoções no comportamento humano
2.Gestão do comportamento e das emoções no contexto da intervenção em saúde oral
3.Compreender e diferenciar comportamentos específicos relacionados com o medo, a ansiedade e a dor
4.Aspetos-chave do desenvolvimento humano a considerar na gestão do comportamento e das emoções em saúde oral
5.Estratégias práticas de gestão do comportamento e das emoções em saúde oral

MÓDULO 7:GESTÃO DO COMPORTAMENTO E DAS EMOÇÕES: CRIANÇAS E ADOLESCENTES(8h)
1.A criança e o adolescente na consulta de saúde oral
2.O relacionamento com crianças e adolescentes em saúde oral
3.O controlo psicológico do comportamento e das emoções de crianças e adolescentes em saúde oral
4.O papel dos pais/família e o papel da equipa de saúde oral
5.Exemplos práticos e estratégias de ação

MÓDULO 8:GESTÃO DO COMPORTAMENTO E DAS EMOÇÕES: ADULTOS E IDOSOS(8h)
1.Introdução: A representação social e a importância da vida adulta e do envelhecimento na sociedade de hoje
2.Alterações biológicas, cognitivas e emocionais associadas à vida adulta e ao envelhecimento
3.Envelhecimento e desenvolvimento: ganhos e perdas desenvolvimentais
4.O adulto idoso, qualidade de vida e sua relação com a saúde
5.Avaliação multidimensional no idoso (o paciente e a família ou cuidador)
6.Estratégias de intervenção nas pessoas mais velhas
7.Abordagem e discussão de casos clínicos

MÓDULO 9:GESTÃO DO COMPORTAMENTO E DAS EMOÇÕES: POPULAÇÕES ESPECIAIS(8h)
1.O paciente com necessidades especiais na consulta de saúde oral
2.O relacionamento com pacientes com necessidades especiais na consulta de saúde oral
3.A gestão do comportamento e das emoções em pacientes especiais
4.Exemplos e estratégias de ação

PARTE IV – A AVALIAÇÃO E A GESTÃO DO MEDO E DA ANSIEDADE EM SAÚDE ORAL

MÓDULO 10:MEDO E ANSIEDADE EM SAÚDE ORAL: DOS CONCEITOS À SUA AVALIAÇÃO E GESTÃO(16h)
1.Medo e ansiedade: Conceitos e características
2.Medo e ansiedade: Do comportamento adaptativo à perturbação
3.Medo e ansiedade associados à intervenção e aos cuidados de saúde oral
4.Importância da avaliação e gestão do medo e da ansiedade em saúde oral
5.Estratégias de avaliação do medo e da ansiedade em saúde oral
6.Estratégias não farmacológicas de gestão do medo e da ansiedade em saúde oral
7.Atividades práticas

MÓDULO 11:APLICAÇÃO DO MINDFULNESS NA GESTÃO DO MEDO E ANSIEDADE EM SAÚDE ORAL(8h)
1.Introdução ao mindfulness: raízes e modelos teóricos associados
2.Introdução e compreensão de conceitos relacionados com o mindfulness: aceitação, compaixão e compromisso
3.Estratégias a curto e longo prazo para lidar com o medo e ansiedade: as reações físicas e o stress associado
4.Exercícios e atividades experienciais

PARTE V – A AVALIAÇÃO E O CONTROLO PSICOLÓGICO DA DOR EM SAÚDE ORAL

MÓDULO 12:CONCEÇÃO E AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA DOR(16h)
1.A Dor: uma experiência subjetiva
1.1.Definições e mecanismos psicofisiológicos da dor
1.2.Classificações e aspetos clínicos da dor
1.3.A dor aguda: 5.º sinal vital e experiência subjetiva multidimensional
1.4.A dor associada a tratamentos invasivos: impacto e consequências
1.5.A dor crónica: modelos, prevalência, ajustamento e impacto social
2.Avaliação multidimensional da dor
2.1.Avaliação da dor segundo as recomendações da International Association for the Study of Pain
2.2.A entrevista/história da dor
2.3.Avaliar as características da dor: intensidade, interferência e qualidade de vida
2.4.Avaliar a experiência de dor: coping, auto-eficácia, humor, suporte social, impacto familiar, etc.
3.Exercícios e atividades práticas

MÓDULO 13:ABORDAGEM PSICOLÓGICA NO CONTROLO DA DOR EM SAÚDE ORAL(16h)
1.A experiência de dor em saúde oral
2.Determinantes da dor em saúde oral
3.Reações emocionais e comportamentais à dor e às sensações físicas aversivas nos cuidados de saúde oral
4.Caracterização e avaliação da dor em saúde oral: A experiência da construção de um instrumento específico
5.Estratégias de intervenção psicológica para gerir e lidar com os procedimentos invasivos e a dor em saúde oral
6.Atividades de treino e aplicação prática (casos clínicos, exercícios escritos e role-play)

MÓDULO 14:APLICAÇÃO DO MINDFULNESS E OUTRAS ESTRATÉGIAS DE 3ª GERAÇÃO NA GESTÃO DA DOR EM SAÚDE ORAL(8h)
1.Introdução aos principais programas de intervenção na dor
2. Promoção de uma nova relação com o corpo e com a noção de controlo
3. Estratégias para lidar com a dor e stress associado: a reconstrução do bem-estar
4. Exercícios e atividades experienciais

PARTE VI – A AVALIAÇÃO E A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR E DA QUALIDADE DE VIDA EM SAÚDE ORAL

MÓDULO 15:AVALIAR A QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA COM A SAÚDE ORAL(4h)
1.Relação entre saúde oral e qualidade de vida
2.Avaliação do impacto da saúde oral na qualidade de vida
3.Estratégias e instrumentos de avaliação

MÓDULO 16:PROMOVER O BEM-ESTAR E A QUALIDADE DE VIDA EM SAÚDE ORAL(4h)
1.Prevenção e promoção da saúde oral
2.Impacto da prevenção e promoção da saúde oral no bem-estar e na qualidade de vida
3.Estratégias de prevenção e promoção da saúde oral

Oradores:
  • Professora Doutora Cristina Areias
    • Médica Dentista, mestre em Reabilitação Oral e doutorada em Odontopediatria. É Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), sendo docente das unidades curriculares de Odontopediatria do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e da especialização em Odontopediatria. É Médica Dentista na Clinica Médico-Cirúrgica Hercília e Jorge Areias no Porto (diretora clínica), no Hospital Agostinho Ribeiro em Felgueiras, e na Santa Casa da Misericórdia de Fão. É autora de várias comunicações e publicações em revistas nacionais e internacionais na área da Reabilitação Oral e da Odontopediatria.
  • Professor Doutor David Casimiro de Andrade
    • Médico Dentista, licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). É um dos professores regentes das unidades curriculares de Odontopediatria na FMDUP e coordenador da Especialização em Odontopediatria da mesma Faculdade. Médico Dentista responsável pela Clínica Dentária de Espinho. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria e da Associação Portuguesa de Saúde Oral para Pacientes Portadores de Patologias Especiais, e ainda sócio Honorário da Associação Portuguesa de Trissomia 21. É autor de várias comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da Odontopediatria.
  • Mestre Elizabete Loureiro
    • Psicóloga, mestre em Psicologia da Saúde, pela Universidade do Minho, a terminar o doutoramento em Biomedicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). É a Coordenadora Executiva do Departamento de Educação e Simulação Médica (DESMED) da FMUP. Coordena o Gabinete de Apoio ao Estudante (Gae) e o Serviço de Consulta Psicológica do DESMED. É docente na FMUP nas Unidades Curriculares: Humanidades em Medicina, Comunicação em Equipas de Saúde e Prática Reflexiva I e II. Desde 2005 tem colaborado em projetos de cooperação entre a FMUP e faculdades de Medicina em Angola e Moçambique, tendo sido investigadora nos projetos IPAD (2005-2012), Leadher (2009), Edulink (como coordenadora científica) (2009-2013). Desde 2007 tem trabalhado na área das competências de comunicação clínica (CCC), tendo recebido formação especializada em Cambridge. Foi investigadora no projeto CostProMed financiado pela FCT, e tem vindo a lecionar em programas de formação em CCC nomeadamente em Emergências Obstétricas. Atualmente é a Representante Nacional no Steering Committee do EACH (Associação Europeia de Comunicação em Saúde) e desde 2008 é membro do tEACH (comité de ensino do EACH).
  • Dra. Filomena Santos
    • Psicóloga. Coordenadora da Unidade de Psicologia Clínica do Hospital Magalhães Lemos. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Doutoranda na Universidade de Salamanca, na área da Neuropsicologia Clínica; Doutoranda em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto (ICBAS-UP); Psicóloga clínica desde 1985, com prática hospitalar de avaliação e intervenção nas diversas patologias mentais no adulto, em contexto de Unidades de Internamento, Hospital de Dia, Consulta Psicológica, Serviço de Psicogeriatria, Consulta de Memória; Psicóloga Forense de 1995 a 2003 no Instituto de Medicina Legal do Porto; Docente convidada no Instituto Superior da Maia, (ISMAI) desde 1995 até 2007. Elemento da Comissão de Ética do Hospital Magalhães Lemos, desde 1997 até 2005; Orientadora de estágios académicos e estágios profissionais em Psicologia Clínica; Elemento da Direção do ´Grupo de Estudos, Envelhecimento Cerebral e Demência´ em 2009/10; Formadora de pós-graduações na área da Psicogerontologia e Psicogeriatria no Instituto CRIAP – Psicologia e Formação Avançada e no Instituto Português de Psicologia (INSPSIC). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, da Associação de Psicogerontologia, e da Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria.
  • Professora Doutora Isabel Roçadas Pires
    • Médica dentista, mestre em Saúde Oral Comunitária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e doutorada em Ortodontia e Odontopediatria pela FMDUP. Exerce clínica privada em clínicas da região do Grande Porto e é professora auxiliar da FMDUP, lecionando na área da Medicina Dentária Preventiva e da Saúde Oral Comunitária. Tem como principal área de docência e investigação a medicina dentária preventiva, sendo autora de várias comunicações e publicações científicas nacionais e internacionais.
  • Mestre José Frias-Bulhosa
    • Médico Dentista, licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde / Norte, e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Exerce atividade no ACeS do Baixo Vouga e é médico-perito na área da Medicina Dentária em várias estruturas judiciais do Ministério da Justiça. É Assistente na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, sendo docente responsável no Mestrado Integrado em Medicina Dentária pelas disciplinas de Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, e de Ética e Deontologia Profissional. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Qualidade de Vida, e membro dos conselhos científicos da Sociedade Portuguesa de Estomatologia, Cirurgia Maxilo-Facial e Medicina Dentária, da Associação Portuguesa de Saúde Oral, da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Portuguesa de Medicina e Artes do Espectáculo. É ainda vogal do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD e consultor representante de Portugal na European Association of Dental Public Health. Tem como linhas de investigação a Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde, a Epidemiologia Oral e a Saúde Pública, sendo autor de várias comunicações e publicações científicas nacionais e internacionais.
  • Professora Doutora Maria Alexandra Ferreira-Valente
    • Psicóloga, doutorada em Psicologia (Psicologia da Saúde) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Tem-se dedicado ao estudo do ajustamento psicológico em pessoas com dor crónica músculo-esquelética. Atualmente é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no âmbito do projeto ´Finanças, Género e Poder´, e Professora Auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa. Os seus interesses de investigação enquadram-se no domínio da Psicologia da Dor, Psicologia Positiva, Qualidade de Vida, Género, Família e Impacto Económico, Social e Familiar da Doença Crónica.
  • Professora Doutora Sílvia Pina-Neves
    • Psicóloga, doutorada e pós-doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É atualmente Professora Auxiliar Convidada da Universidade da Madeira (UMa). Atua nas áreas da Psicologia da Educação, da Avaliação Psicológica e da Psicologia Médica, sendo autora de diversas publicações e comunicações nacionais e internacionais. Dentro da Psicologia Médica, tem como interesses de investigação e intervenção a relação com o paciente, o desenvolvimento de competências de comunicação clínica, a gestão do comportamento e das emoções em contextos de intervenção clínica, a promoção do bem-estar e da qualidade de vida relacionada com a saúde. Tem experiência como docente em Psicologia Médica desde 2010, tendo lecionado as unidades curriculares de Psicologia no Mestrado Integrado em Medicina Dentária e no Doutoramento em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e é coordenadora científica da pós-graduação ´Psicologia Médica em Saúde Oral´ no Instituto Português de Psicologia (INSPSIC).
  • Mestre Viviana Macho
    • Médica Dentista, mestre em Odontopediatria. É atualmente doutoranda na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), tendo colaborado como Assistente Convidada nas unidades curriculares de Odontopediatria do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da mesma faculdade. É médica dentista na Clínica MEDILOURO. É autora de várias conferências e publicações na área da Odontopediatria.
  • Mestre Ana Isabel Gomes
    • Psicóloga, mestre em Psicoterapia e Psicologia da Saúde. É Psicóloga Clínica na Unidade de Tratamento de Dor do Hospital dos Lusíadas Lisboa deste 2008, tendo exercido funções semelhantes no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (entre 2002 e 2005) e na Liga Portuguesa Contra o Cancro (entre 2003 e 2005). Exerceu funções como docente na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, entre 2004 e 2014. Formadora em cursos e pós-graduações, na área da avaliação e intervenção em dor crónica. Doutoranda em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, desde 2010. Várias publicações e comunicações em congressos nacionais e internacionais nas áreas da comunicação e relação entre profissionais de saúde e doentes, avaliação e intervenção psicológica na dor crónica, psicooncologia, e promoção de comportamentos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares.
  • Professora Doutora Ana Norton
    • Médica Dentista, mestre em Implantologia e doutorada em Odontopediatria. É Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), sendo docente nas unidades curriculares de Odontopediatria do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. É Médica Dentista na Clínica de Medicina Dentária Dr. Manuel Neves (Porto) e na Clínica Dentária da Alameda (Vila do Conde). É autora de conferências e publicações em revista nacionais e internacionais na área da Implantologia e Odontopediatria.
  • Professora Doutora Ana Paula Macedo
    • Médica Dentista, pós-graduada em Ortodontia pela Universidade de Bergen-Noruega e doutorada na área de Odontopediatria/Ortodontia pela Universidade do Porto. É Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), sendo um dos professores regentes das unidades curriculares de Odontopediatria do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. A sua atividade docente tem sido desenvolvida na área da Odontopediatria. Faz prática clínica privada em Vila do Conde e no Porto. É autora de várias comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da Odontopediatria.
  • Professora Doutora Andreia Castro-Rodrigues
    • Psicóloga. É licenciada, mestre e doutorada em Psicologia. Conta com um percurso profissional marcado por distintas experiências tanto de terreno como de investigação, desde a intervenção comunitária em territórios problemáticos (Programa ESCOLHAS e ADILO) ou em situação de exclusão social (Projeto Porto Feliz), à participação em projectos de investigação científica financiados (designadamente pela FCT e pela Fundação Calouste Gulbenkian). Dentro desta valência da investigação, possui várias publicações, tanto em revistas científicas como em manuais, assim como apresentações em eventos científicos. Conta ainda com experiência de docência no ensino superior, assim como várias centenas de horas de formação, em várias temáticas tangenciais à Psicologia
  • Professora Doutora Cátia Oliveira
    • Psicóloga, doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. É investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto, nas áreas da Sexualidade Feminina, Dor Sexual e Mindfulness, com publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica. É docente no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto. É terapeuta sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. É membro efetivo do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Tem participado como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.


  • Tarifários do evento:
    1740€ (1590€ de propina + 150€ de Inscrição)

    O desconto para sócios da SPEMD será sobre o valor da propina.

    Desconto para sócios SPEMD: 15.00%


    Organização: Instituto Português de Psicologia

    PÚBLICO-ALVO
    Médicos dentistas, estomatologistas, higienistas orais, assistentes e outros profissionais que atuam na área da saúde oral.
    Alunos finalistas das áreas elegíveis.

    ACREDITAÇÃO
    Previsto submeter à OPP
    (Ordem dos Psicólogos Portugueses)

    HORÁRIO
    Sábados: 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
    (de 15 em 15 dias)


    Patrocinadores:

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