BOPT: a sinergia perfeita de Perio/Prótese

2026-06-16   21:00





Duração de 2 horas
Online - Webinar
Orador: Lucas Pedrosa

ocultar

Inscrições

As inscrições decorrem de 2026-04-21 01:00 até 2026-06-16 17:00. As inscrições estão encerradas.

 

Resumo:
A estabilidade dos tecidos moles peridontais é um pilar fundamental para o sucesso estético e funcional das reabilitações sobre dentes. Nesta apresentação, exploramos a Técnica BOPT (Biologically Oriented Preparation Technique) como o elo perdido entre a saúde periodontal e a excelência protética. O ponto de partida é uma mudança de paradigma: a gengiva não tem forma, tem volume.
O Que Será Abordado:
- A Biologia do Volume: Entenda como a forma gengival é ditada pela posição e contorno do dente.
- O ´Reset´ Anatómico: Como o preparo BOPT elimina a linha de terminação pré-existente, permitindo que o clínico dite a nova arquitetura tecidual.
- ⁠Domínio do Perfil de Emergência: A importância crucial do provisório na gestão do coágulo e na cicatrização guiada.
- Da Histologia à Prática: Uma análise profunda dos fenómenos histológicos que ocorrem no sulco.
- Manipulação de Zénites e Papilas: Demonstração de múltiplos casos clínicos onde o controlo da prótese permite alterar estrategicamente o volume e o nível gengival sem cirurgia periodontal.


CV:
▪ Mestrado Integrado em Medicina Dentária - FMUC (2013)
▪ Pós-Graduado em Reabilitação Oral Biomimética Avançada - ISCSEM (2014)
▪ Curso Modular em Periodontologia - CEPI (2014)
▪ Pós-Graduado em Implantologia Oral - CESPU (2015)
▪ Docente na Pós-Graduado em Reabilitação Oral Biomimética Avançada - CESPU (2014-2020)
▪ Advanced Course in Implant Dentistry: The Bone Reconstructive Surgery - ICLO, Luca de Stavola (2017)
▪ Computer Dental Diagnosis: The Natural Plane - Udo Plaster Part 1 (2018)
▪ BOPT: sobre dentes e sobre implantes - BORG (2019)
▪ Computer Dental Diagnosis: The Natural Plane - Udo Plaster Part 2 (2019)
▪ Curso de Cirurgia Plástica Periodontal e Perimplantar - North Education, Vanessa Frazão e Graça Najar (2024

Patrocinadores:

Imprimir
Pagamento de quota 2026 XLVI Congresso Anual
Agenda
set
03

Reuniões no estrangeiro

Congresso Anual da FDI

Praga, República Checa

out
09

Congressos

XLVI Congresso Anual SPEMD 2026

© 2000-2026. Todos os direitos reservados
Termos e Condições