Duração de 2 horas
Porto - Conselho Regional do Norte
GPS 41.153505 , -8.612109
Orador: João Meirinhos
Resumo:
O sucesso do tratamento endodôntico depende não só da desinfeção e instrumentação, mas também, da obturação dos canais radiculares. A literatura refere que o material obturador em conjunto com o cimento de obturação permite o selamento do sistema de canais radiculares da forma mais estável e biocompatível possível, evitando, deste modo, a recontaminação e, consequentemente, o insucesso do tratamento. Com a constante evolução a nível de materiais e técnicas faz parte do nosso trabalho saber selecionar e escolher os mais vantajosos e aqueles que nos garantem bons resultados clínicos.
Existem vários cimentos endodônticos com diferentes composições e propriedades, desde os cimentos de hidróxido de cálcio ao MTA e das resinas aos biocerâmicos. Portanto, na minha apresentação, faremos uma ´viagem no tempo´, comparando as propriedades físicas e químicas de alguns cimentos endodônticos, avaliando a sua eficácia no selamento hermético dos canais radiculares e estabelecendo os critérios que devem ser considerados na escolha do material / técnica tendo em consideração a sua aplicação na terapia endodôntica.
CV do orador:
Mestrado Integrado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (2014)
Curso de formação em Endodontia e Reabilitação pelo RPCEndo (2014)
Pós-Graduação de Especialização em Endodontia na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (3 anos em regime full-time 2016-2019)
Formador nos cursos de Endodontia RPCEndo
Dentsply Sirona/VDW Opinion Leader
Membro da Sociedade Portuguesa de Endodontologia (SPE)
Membro especialista da European Society of Endodontology (E.S.E.)
Membro do Style Italiano Endodontics
Prática exclusiva em Endodontia