Duração de 2 horas Lisboa - Sede da SPEMD 75 vagas Orador: Helena Francisco
ocultar
Inscrições
As inscrições decorrem de 2013-11-20 12:00 até 2013-11-26 22:55. As inscrições estão encerradas.
Curriculum Vitae • Pós-graduação em Implantologia pela New York University College of Dentistry, New York - USA, em (2006/2008); • Pós-graduação em Periodontologia pela New York University College of Dentistry, New York – USA (2005/2006); • Assistente convidada e co-coordenadora do Departamento de Implantologia FMDUL desde 2009; • Aluna de Doutoramento na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal • Membro do Young Clinicians Committee, American Academy of Osseointegration; • Membro do Junior Committee, European Academy of Osseointegration
Resumo Nas últimas décadas os implantes dentários surgem como uma alternativa na reabilitação oral sendo utilizados na nossa prática clínica diária. Apesar das elevadas taxas de sucesso, os implantes dentários em função podem apresentar inflamação nos seus tecidos circundantes. A peri-implantite é caracterizada por um processo inflamatório na mucosa e osso que rodeia um implante dentário O biofilme subgengival que se forma na superfície do implante não é diferente ao encontrado na superfície dentária de um dente com periodontite. Contudo, apesar das semelhanças entre a peri-implantite e a doença periodontal a nível dos tecidos, poderão existir diferenças no que diz respeito à sua extensão e progressão.
Esta apresentação irá rever a etiologia, patogénese e o diagnóstico da peri-implantite, bem como literatura relativa ao papel das superfícies de implantes na propagação da patologia peri-implantar. Serão também discutidas implicações clínicas e opções terapêuticas.