A Preliminary Study on the Short-Term Outcomes of a Titratable Prefabricated Mandibular Advancement Device in the Treatment of Patients with Obstructive Sleep Apnea-Hypopnea Syndrome

Autores: Miguel Meira e Cruz*, Sofia Rebocho, Teresa Paiva
Instituição: Center of Electroencephalography and Clinical Neurophisiology, Lisbon - Portugal
Valor da bolsa: 500.00€
Apresentação durante o evento SLEEP 2011 25th Anniversary Meeting of the Associated Professional Sleep Societies em Minneapolis, MN, Estados Unidos da América | 2011-06-14
Resumo:
Introdução: A terapêutica não invasiva através da utilização de dispositivos de avanço mandibular (DAM) é uma opção frequente para o tratamento da síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS). Um DAM préfabricado do tipo monobloco associou-se a resultados clínicos mais modestos quando comparado com um dispositivo personalizado, contudo, existe falta de evidência no que respeita ao papel potencialmente benéfico de dispositivos pré-fabricados tituláveis. O objectivo deste estudo prospectivo foi avaliar o efeito, a curto prazo, de um dispositivo de avanço mandibular pré-fabricado e titulável (DAM-PT) em doentes com SAHOS ligeira a moderada.
Métodos: Nove doentes diagnosticados com SAHOS foram tratados com DAM-PT. O controlo, por polissonografia e através de questionários, foi feito, no momento do diagnóstico e após 10 ± 3 semanas.
Resultados: O ressonar, tal como testemunhado pelos respectivos parceiros, foi abolido ou tornou-se inaudivel em todos os pacientes. Seis dos nove doentes (67%) atingiram o sucesso terapêutico (IAH<5) e um doente atingiu uma resposta terapêutica parcial (IAH<50% da linha de base mas >5). O sono de ondas lentas aumentou de 14% do tempo total de sono na linha de base para 21% após a terapia com DAM-PT. O index de despertares foi menor após a terapia (6/h) do que na linha de base (16/h). Todas as pontuações das escalas de sonolência e dos questionários de queixas de sono e qualidade do sono melhoraram significativamente (p<0.05).
Conclusão: Neste estudo preliminar com avaliação a curto-prazo, um dispositivo de avanço mandibular pré-fabricado e titulável foi eficaz no tratamento das apneias obstrutivas e na estrutura do sono de doentes com SAHOS. Os resultados sugerem a necessidade de mais estudos com este tipo de dispositivo numa população maior e durante períodos mais longos.
expandirAnexos disponíveis
pdf 1.03 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral
