Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
Application protocols of simplified dental adhesives






Autores: Filipa Chasqueira*, Sofia Arantes e Oliveira, Jaime Portugal
Instituição: FMDUL
Valor da bolsa: 250.00€
Apresentação durante o evento 5th ConsEuro Meeting em Istambul, Turquia | 2011-10-14

Resumo:
Objectivo: Avaliar a resistência adesiva a forças de corte entre uma resina composta restauradora e a dentina, promovida por dois sistemas adesivos (self-etch de um passo, Easy Bond (3M ESPE) e etch-and-rinse de dois passos, Scotchbond 1XT (3M ESPE)) com diferentes protocolos de aplicação (segundo as indicações do fabricante (grupo controlo), com a aplicação de uma a quarto camadas adicionais do adesivo, ou com uma camada de resina hidrófoba suprajacente).
Materiais e métodos: Removeu-se o esmalte proximal de noventa molares humanos íntegros, de forma a obter duas fatias de dentina por dente, as quais foram aleatoriamente distribuídas por doze grupos experimentais (n=15). Depois do protocolo de adesão, foi aplicada a resina composta restauradora (Filtek Z250 (3M ESPE)). Os espécimes foram montados no dispositivo de Watanabe e o ensaio de resistência adesiva a forças de corte foi realizado numa máquina de testes universal, com uma velocidade de 5mm/min. Os resultados foram analisados com ANOVA, seguido do teste post-hoc de Student-Newman-Keuls (p<0.05).
Resultados: O maior valor de resistência adesiva a forças de corte foi alcançado com o grupo em que foram aplicadas três camadas do adesivo Easy Bond (41,23±2.71MPa) e o menor, com o adesivo Scotchbond 1XT aplicado de acordo com as indicações do fabricante (27,15±2,99MPa). O Scotchbond 1XT alcançou maiores valores de resistência adesiva relativamente ao Easy Bond. Não foram detetadas diferenças estatisticamente significativas (p≥0.05) entre os protocolos de aplicação testados, exceto para as três e quarto camadas, que revelaram maiores valores de resistência adesiva comparativamente aos protocolos dos fabricantes (p<0.05). Entre a aplicação de três e quarto camadas de adesivo, não se registaram diferenças estatisticamente significativas (p≥0.05).
Conclusões: Quando se usar os sistemas adesivos Easy Bond e Scotchbond 1XT, é recomendável aplicar três camadas de adesivo, uma vez que aumenta os valores de resistência adesiva, sem consumo de muito tempo para o procedimento.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 2.14 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Comemorações de Santa Apolónia 2026 Congresso SPCO Dia Mundial da Saúde Oral XLVI Congresso Anual
Agenda
mar
21

Eventos

Comemorações de Santa Apolónia 2026

Hotel Palácio São Silvestre

mai
01

Congressos patrocinados SPEMD

2.º Congresso Internacional de Inteligência Artificial Aplicada à Medicina Dentária – Intelligent Dentistry 2026 (ID2026)

Paredes

set
03

Reuniões no estrangeiro

Congresso Anual da FDI

Praga, República Checa

out
09

Congressos

XLVI Congresso Anual SPEMD 2026

© 2000-2026. Todos os direitos reservados
Termos e Condições