Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
Cytotoxic study of three cements in gingival fibroblasts






Autores: A.P. NASCIMENTO, E. BEKMAN, S. BANDARRA, I. BARAHONA, S. FÉLIX
Instituição: Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Valor da bolsa: 300.00€
Apresentação durante o evento 46th Meeting of the Continental European Division of the Internation Association for Dental Research with the Scandinavian Division (NOF) em Florença, Itália | 2013-09-04

Resumo:
Objetivo: Sabe-se que todos os materiais e dispositivos usados na cavidade oral podem provocar efeitos adversos. Entre estes materiais, encontram-se os cimentos dentários, essenciais para o sucesso da reabilitação oral. Os cimentos dentários, permanecem em contacto com os tecidos orais do paciente durante longos períodos de tempo, pelo que podem ser responsáveis pela libertação de substâncias indutoras de efeitos negativos sobre as células, incluindo a sua morte. O objetivo deste estudo é comparar o efeito citotóxico de três cimentos para cimentação, Relyx™ Unicem 2 Automix (cimento de resina), Ketac™ Cem Plus (cimento de ionómero de vidro modificado por resina) e Ketac™ Cem Easymix (cimento de ionómero de vidro), sobre células da linha celular de fibroblastos gengivais.
Métodos: Foram utilizados fibroblastos 3T3, que foram expostos a diferentes diluições de meio, previamente incubadas durante 24 horas com os três cimentos. Os cimentos foram preparados de acordo com o fabricante e o cimento de resina foi preparado de duas maneiras diferentes: fotopolimerizado e não fotopolimerizado. Após um período de incubação de 24 horas, a viabilidade celular foi medida pelo ensaio do MTT.
Resultados: Há uma diminuição da viabilidade celular avaliada pela atividade enzimática das desidrogenases mitocondriais na presença de todos os cimentos, que está diretamente relacionada com a quantidade de extrato acrescentado. A diminuição da viabilidade celular é mais pronunciada para o cimento de resina, especialmente quando não está fotopolimerizado.
Conclusão: A viabilidade das células é afetada pela presença dos cimentos, sendo maior na presença de cimentos de ionómero de vidro, comparando com os cimentos de resina. A fotoactivação dos cimentos resinosos é importante para reduzir a citotoxicidade nos fibroblastos. Citotoxicidade máxima foi observada na presença de cimentos de resina, sugerindo uma correlação positiva com a quantidade de monómeros libertados (baseado na literatura).


expandir

Anexos disponíveis

pdf 2.26 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Agenda
out
09

Congressos

XLV Congresso Anual SPEMD 2025

© 2000-2025. Todos os direitos reservados
Termos e Condições