Hard-Tissue Cell Response to Zirconia Implant Surfaces Coated with MTA






Autores: Beatriz Fernandes, Joana Marques, Mariana B. Da Cruz, Gonçalo Garret, Óscar Carvalho, João Caramês, António Mata
Instituição: Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa
Valor da bolsa: 200.00€
Apresentação durante o evento CED/NOF-IADR 2023 Oral Health Research Congress em Rhodes, Grécia | 2023-09-20

Resumo:
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a resposta biológica de osteoblastos humanos em contato com superfícies implantares de Zircónia revestidas com Agregado de Trióxido Mineral (MTA).
Materiais e Métodos: Foram produzidos discos de Zircónia estabilizada com ítria (Y-PSZ) e discos de Titânio através da técnica de prensagem. Foram considerados 4 grupos de estudo (n=15): os discos de Zircónia foram sinterizados e foram texturizados com recurso a laser Nd:YAG (Zr-Texturizada). No grupo revestido (Zr-MTA), o MTA foi aplicado e distribuído uniformemente pelas superfícies de Zircónia texturizada e os discos foram deixados a secar durante cerca de 24h. Foram utilizados como referência discos de Zircónia e Titânio sem textura (Zr-Lisa e Ti-Liso, respetivamente). A rugosidade da superfície (Ra) das amostras foi avaliada por perfilometria de contato. Os osteoblastos humanos (hFOB) foram cultivados nos discos durante 14 dias e de acordo com estudos realizados previamente. A adesão e morfologia celular foram observadas através de microscopia eletrónica de varrimento (SEM). A viabilidade celular foi avaliada aos 1, 3, 7 e 14 dias usando um método fluorescente à base de resazurina. A libertação de interleucina 8 e osteocalcina foi medida aos 1 e 3 dias de cultura através da técnica de ELISA. Os resultados foram apresentados como média ± desvio padrão (DP). As comparações entre os grupos foram realizadas através de ANOVA (post-hoc de Tukey) com um software estatístico apropriado (SPSS) (p<0,05).
Resultados:Relativamente à rugosidade das superfícies de estudo, o grupo de Zr-Texturizada apresentou valores significativamente superiores em comparação com os restantes grupos (p<0,05). As imagens de SEM revelaram adesão celular em todas as superfícies após 1 dia de cultura. A viabilidade celular diminuiu do 1º para o 3º dia e voltou a aumentar em todos os grupos. As amostras de Zr-MTA demonstraram valores de viabilidade celular significativamente inferiores em todos os tempos de medição (p<0,05). Por outro lado, as amostras de Ti-Liso demonstraram valores significativamente superiores em comparação com Zr-MTA ao 1 dia, Zr-MTA, Zr-Texturizada e Zr-Lisa aos 3 dias e Zr-Lisa aos 14 dias de cultura (p<0,05). No que diz respeito aos marcadores de diferenciação, o grupo de Zr-MTA revelou valores significativamente superiores de IL-8 no 1º dia de cultura em comparação com o grupo Ti-Liso (p<0,05) que também demonstrou valores significativamente menores no 3º dia em comparação com outros grupos (p<0,05). Também a libertação de osteopontina foi significativamente inferior no grupo Ti-Liso em comparação com os restantes grupos (p<0,05) e valores significativamente superiores foram observados no grupo Zr-MTA em comparação com o grupo Zr-Liso (p<0,05) aos 3 dias de cultura.
Conclusão: Apesar das potenciais propriedades benéficas do MTA no que diz respeito à biocompatibilidade e capacidade antibacteriana, a estratégia proposta de incorporação de MTA em superfícies implantares de Zircónia não parece trazer benefícios para a resposta celular.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 7.56 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Pagamento de quota 2024 XLIV Congresso Anual da SPEMD Parcerias SPEMD
Agenda
out
11

Congressos

XLIV Congresso Anual SPEMD 2024

out
11

Cursos SPEMD

Jantar do XLIV Congresso Anual da SPEMD

A definir

© 2000-2024. Todos os direitos reservados
Termos e Condições