Autores: S. Arantes Oliveira, AF Chasqueira, MM Lopes, LP Lopes, J. Portugal
Instituição: Faculdade de Medicina dentária, Universidade de Lisboa
Valor da bolsa: 300.00€
Apresentação durante o evento IADR/PER em Dubrovnik, Croácia | 2014-09-10
Resumo:
Objetivo: caracterizar em microscopia eletrónica de transmissão (TEM) a zona de interdifussão promovida por dois sistemas adesivos multimode, aplicados como sistemas self-etch e etch&rinse.
Métodos: Doze discos de dentina foram obtidos a partir de doze molares humanos não cariados. Os sistemas adesivos uturabond U (Voco) e Scotchbond Universal Adhesive System (3M ESPE) foram aplicados de acordo com as instruções dos fabricantes (n=3), no modo self-etch e etch&rinse. Os discos foram restaurados com resina composta (GrandioSO Flow-VOCO) e cortados com uma serra de diamante (IsoMet1000-Buehler), de forma a obter cortes com 0.8±0.2 mm² de secção. Após processados, os espécimes foram observados num TEM (Hitachi H¬7650) a 100KV.
Resultados: A análise em TEM revelou uma camada híbrida mais espessa quando os sistemas são usados no modo etch&rinse em comparação com o modo self-etch, para os dois sistemas adesivos. Foram observados, na camada híbrida, cristais de hidroxiapatite e algumas fibras de colagénio.
Conclusão: Os adesivos estudados deram origem a zonas de interdifusão resina-dentina semelhantes tanto em espessura como em morfologia. (Este trabalho foi desenvolvido no UICOB, Unidade de I&D nº4062 da FCT).