No próximo dia 11 de dezembro às 21.00, as Noites da SPEMD têm sessão dupla nas sedes da SPEMD. O Prof. Doutor Américo Afonso e o Dr. Luís Redinha são os oradores convidados no Porto e em Lisboa, respetivamente.
O Prof. Doutor Américo Afonso apresentará, na Sede do Conselho Regional Norte da SPEMD, uma palestra intitulada ´Arquivo e ficheiros clínicos – legislação e aspectos éticos´. O Dr. Luís Redinha ministrará a palestra ´Registos Intermaxilares - Quando e como´ na Sede da SPEMD em Lisboa.
Resumo - PORTO
Os elementos e dados constantes das fichas clínicas de um consultório ou clínica médico-dentária encontram-se abrangidos por disposições legais, regulamentares e deontológicas.
A propriedade dos ficheiros clínicos, o acesso aos dados constantes nos mesmos, a informatização dos arquivos clínicos em bases de dados de acesso fácil, rápido e abrangente, tem criado interpretações diversas e conflitos entre os doentes, os profissionais, os directores clínicos e os administradores de unidades de saúde.
Nesta palestra iremos fazer uma abordagem sumária da componente legal que regulamenta os arquivos e ficheiros clínicos, o segredo profissional e a interpretação do articulado dos códigos deontológicos da Ordem dos Médicos Dentistas e da Ordem dos Médicos.
Serão apresentados e discutidos vários casos concretos com que o profissional se debate na actividade do seu dia-a-dia e das dificuldades existentes na interpretação dos conflitos de interesse entre a defesa do sigilo profissional e as múltiplas solicitações de acesso às fichas clínicas, por parte dos doentes ou seus representantes.
Resumo - LISBOA
Os registos intermaxilares são um auxiliar fundamental na reabilitação oral. A sua correta execução e preparação permitem um trabalho laboratorial mais preciso e de melhor qualidade, diminuindo a quantidade e extensão dos ajustes intraorais bem como o número de repetições de passos laboratoriais.
Nesta apresentação pretende-se enquadrar as indicações clinicas dos registos intermaxilares de acordo com as características do trabalho de reabilitação oral ( extenso vs. complexo), discutir diferentes métodos e materiais e exemplificar a elaboração dos diferentes registos.
Mais informações em: Noites da SPEMD