O Prémio Investigação SPEMD 2013, no valor de 4.000€, foi entregue após a sessão de abertura do XXXIII Congresso Anual da SPEMD. Esta edição foi uma vez mais patrocinado pela Colgate.
O Prémio Investigação SPEMD 2013, entregue pelo Prof. Doutor Jaime Portugal, foi atrbuído a Miguel Constantino Mendes Oliveira, a partir de investigação realizada na FMDUL e FFUL, sob o título: “Effects of Salivary Acetylcholinesterase on the Cytotoxicity of Acrylic Reline Resins”.
Este prémio, destinado a promover o gosto pela investigação e pela publicação de jovens investigadores, tem o valor de 4 mil euros e é dividido em duas partes: metade é entregue directamente ao autor do artigo vencedor e a outra metade ao departamento da instituição onde a investigação decorreu para aí ser administrada pelo autor.
Este ano, revelando o excelente valor dos artigos propostos, o júri decidiu ainda atribuir três menções honrosas.
A primeira, entregue pela Prof. Doutora Maria Helena Figueiral, foi atribuída a Luís Pimentel pelo artigo “Influência do tratamento térmico na precisão de um silicone de adição autoclavável”, a partir de investigação realizada na FMDUP e na FMDUL.
A segunda, entregue pelo Prof. Doutor João Carlos Ramos, foi atribuída a João Pita Lopes pelo artigo “Influência de diferentes matrizes oclusais na fotopolimerização de uma resina composta: análise de microdureza Knoop”,a partir de investigação realizada na FMDUL.
E a terceira, entregue pela Prof. Doutora Ana Cristina Azul, foi atribuída a Mónica Mendes pelo artigo “Shear Bond Strength of Orthodontic Brackets to Fluorosed Enamel”, a partir de investigação realizada na FMDUL e na FMDUP.