Curriculum Vitae • Médica dentista; • Especialista em Ortodontia pela OMD; • Profª. convidada do curso de Pós-graduação de Ortodontia na Faculdade de Medicina Dentária no Porto; • Profª. no Curso de Pós-graduação de Ortodontia da CESPU; • Assistente de Ortodontia no ISCSEM durante 11 anos com provas de Aptidão Científica e Capacidade Pedagógica; • Fellow no World Federation of Orthodontists; • Active member da European Orthodontic Society; Membro Titular da SPODF; • Master em Coach Life, Leadership e Mastery University com Anthony Robbins. Autora de artigos científicos; • Participação no livro “Manual de Ortodoncia” de Josep Maria Ustrell Torrent Oradora de conferências e cursos.
Resumo Os tempos que vivemos são tempos de mudança. Apenas os mais adaptados poderão sobreviver, é a evolução das espécies como refere Darwin. Os pacientes, assim como as pessoas da equipe, tornaram-se mais exigentes e mais conflituosos o médico dentista deixou de estar num “pedestal”. A pressão psicológica a que estamos submetidos, dificulta o relacionamento entre as pessoas. Nesta apresentação pretende-se transmitir competências e salientar a importância da comunicação eficiente. Para termos sucesso não é suficiente sermos tecnicamente bons, precisamos de ferramentas de comunicação verbal e não verbal que permitam fidelizar pacientes e promover relações positivas na equipa, para que a visita à nossa clinica seja uma vivência tão magnífica que dê vontade de partilhar com os amigos.
É fundamental saber: - escutar activamente, falar de forma a serem ouvidos e a criarem cumplicidade; - saberem criar relações de confiança; - estarmos preparados para lidar com as dificuldades que surgem diariamente e gerirem conflitos com um sorriso; - promover o sorriso nos nossos pacientes além de efectuar tratamentos dentários