Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
Effect of Acetylcholinesterase on the Cytotoxicity of Acrylic Reline Resins






Autores: Miguel Mendes de Oliveira1, Luís Pires Lopes1, Joana Paiva Miranda2, Matilde Castro2, Ana Francisca Bettencourt2, Maria Cristina Bettencourt Neves1
Instituição: 1-FMDUL, 2-FFUL
Valor da bolsa: 300.00€
Apresentação durante o evento 46th Meeting of the Continental European Division of the International Association for Dental Research with the Scandinavian Division em Florença, Itália | 2013-09-04

Resumo:
Título: Efeito da Acetilcolinesterase na Citotoxicidade das Resinas Acrílicas de Rebasamento
Objectivo: Determinar o efeito da acetilcolinesterase (ACE) na citotoxicidade de três resinas acrílicas de rebasamento, através de 2 testes funcionais colorimétricos: Actividade da desidrogenase mitocondrial (MTT) e actividade da desidrogenase láctica (LDH).

Método: 6 Discos de cada resina acrílica de rebasamento, Kooliner (K), Ufi Gel Hard (U) e Probase Cold (P), foram distribuídos por 2 grupos, controlo e experimental, e submersos em 5mL de Meio de Eagle Modificado por Dulbecco (MEMD). 5U/mL de acetilcolinesterase foram adicionadas ao grupo experimental a cada 24 horas, durante 3 dias. A citotoxicidade in vitro dos eluatos foi medida através do ensaio da redução metabólica do MTT e do ensaio da libertação da enzima Lactato Desidrogenase, em fibroblastos derivados da derme humana. O controlo negativo, positivo e da enzima foram incluidos em cada ensaio. O teste Mann-Whithney foi utilizado para comparar a viabilidade celular entre os grupos controlo e experimental, com um nível de significância de 5%.
Resultados: Os espécimes K controlo exibiram um potencial citotoxico severo, enquanto os espécimes U controlo diminuiram a viabilidade celular em 49%, revelando um potencial citotoxico moderado. Quando submetidos à actividade da ACE, ambos apresentaram um aumento da viabilidade celular (p>0.05), sem alterarem a severidade do potencial citotoxico respectivo. O material P demonstrou-se não-citotoxico em ambos os grupos. O Ensaio LDH não revelou diferenças entre os grupos controlo e experimental, em todas os materiais testados.

Conclusões: Este estudo demonstra que a ACE diminui o efeito da citotoxicidade de duas resinas acrílicas de rebasamento, sem alterar o seu potencial citotoxico. Demonstrou, também, que o ensaio do MTT é mais sensível que o do LDH, na avaliação da citotoxicidade dos biomateriais testados.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 625.99 KB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Pagamento de quota 2024 Parcerias SPEMD
Agenda
dez
10

Noites SPEMD

Artificial Intelligence and 3D technology

Online

© 2000-2024. Todos os direitos reservados
Termos e Condições