Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
Surface Hardness and Depth of Cure of a Coloured Compomer






Autores: Joana Frois, Filipa Chasqueira, Ana Borges, Jaime Portugal, Sofia Arantes e Oliveira.
Instituição: Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa
Valor da bolsa: 250.00€
Apresentação durante o evento PEF IADR 2012 em Helsinquia, Finlândia | 2012-09-12

Resumo:
Objectivos: Analisar a microdureza knoop e o grau de conversão, através da técnica indireta utilizando ratios de microdureza, de dois compómeros.
Materiais e Métodos: Os materiais testados foram o Twinky Star (VOCO) (cores: blue, berry, green, silver, gold, lemon, orange e pink) e Dyract Extra (Dentsply International) (cores: A2 e A3). Os espécimes (n=10) foram elaborados num dispositivo com 5mm de profundidade, fotopolimerizados de acordo com as instruções dos fabricantes e armazenados durante 24 h (37ºC e 100 % de humidade) antes de serem testados. A avaliação da microdureza Knoop (KH- Duramin-Struers, Westlake, USA), foi efectuada na superfície lateral de cada espécime a uma distância de 0,5, 1,5, 2,5 e 3,5mm da superfície irradiada. A profundidade de polimerização foi determinada a partir do ratio (HR) de dureza calculado com as medições efectuadas a 0,5 mm de profundidade e os pontos mais distantes da superfície irradiada. Um ratio acima de 0,8 foi considerado satisfatório, garantindo a profundidade do grau de conversão adequado. De forma a comparar os valores de dureza superficial, os dados adquiridos a 0,5mm da superfície foram comparados com ANOVA de uma dimensão e post-hoc de Student-Newman-Keuls.
Resultados: O valores médios de HR obtidos situaram-se entre 0,92 (Twinky Star Lemmon, 1.5mm) e 0,22 (Dyract Extra A2, 3.5mm). O Twinky Star Silver obteve valores de HR acima de 0,8 em todas as profundidades. O Twinky Star Lemmon e Orange obtiveram valores de HR acima de 0,8 a 1,5mm de profundidade. Para todos os outros grupos estudados os valores de HR foram inferiores a 0,8, em todas as profundidades testadas. A 0,5mm de profundidade o Twinky Star Berry obteve uma microdureza significativamente superior ao Dyract Extra A2 e A3 (p<0,05) e os valores obtidos pelo Twinky Star Blue foram significativamente mais elevados do que para o Dyract Extra A3 (p<0,05). Não foram encontradas outras diferenças significativas (p≥0.05).
Conclusões: Só o Twinky Star Silver obteve um ratio de polimerização acima de 0,8 para uma profundidade de polimerização de 3,5mm (Este trabalho foi executado no UICOB unidade de ID nº4062 da FCT.)


expandir

Anexos disponíveis

pdf 2.57 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Pagamento de quota 2024 Parcerias SPEMD
Agenda
dez
10

Noites SPEMD

Artificial Intelligence and 3D technology

Online

© 2000-2024. Todos os direitos reservados
Termos e Condições